• Foto Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? - BrasEdu Cursos

    Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

    há 1 ano

A Graduação é o divisor de águas na carreira de qualquer profissional. Pois embora a atuação não se restrinja à área estudada, é a partir desse lugar que o profissional constrói sua carreira. Dessa maneira, a depender do tipo de curso escolhido, você amplia ou limita seu campo profissional. Assim, é natural que surjam muitas dúvidas na hora de escolher a melhor Graduação. Neste texto, portanto, vamos abordar também a diferença entre bacharelado e licenciatura.


 


Faça uma escolha assertiva


A escolha de uma Graduação deve ser criteriosa. Afinal, é a partir dela que você vai construir a sua carreira. Assim, é normal também surgirem muitas dúvidas, como qual é o tipo de Graduação ideal. Mas fique calmo, pois vamos esclarecer os pontos essenciais para você fazer uma escolha assertiva e não se arrepender depois!


 


O que é Bacharelado?


Há cursos de ensino superior, por exemplo, disponíveis somente como Bacharelado. Isto porque o profissional é preparado — tanto na teoria quanto na prática — para atuar em diferentes frentes no mercado de trabalho dentro da sua especialidade. Desse modo, fazem parte desse tipo de Graduação, os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia de Software, Nutrição e Serviço Social. Contudo, estes exemplos citados não oferecem a opção de Licenciatura. Por isso, vamos conferir a seguir o que é exatamente uma Licenciatura. Dessa maneira, você já vai entender por que alguns cursos não dispõem dessa dupla oferta.


 


O que é Licenciatura?


As opções de Licenciatura são para quem deseja lecionar. Assim, geralmente os cursos desse tipo de Graduação têm duração em torno de 4 anos. Contudo, atualmente existem cursos que apesar de manterem a carga horária tradicional, possibilitam uma conclusão mais rápida. Isso posto, já ficou claro que, enquanto o Bacharelado é voltado para o mercado e permite que o profissional atue em diferentes funções, a Licenciatura direciona o graduando para o exercício de educador.


 


Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?


Escolher a modalidade mais adequada pode ser mais fácil do que você pensa. Desse modo, como já vimos, o primeiro passo é ter clareza dos seus objetivos profissionais. Uma vez que os cursos de Bacharelado possibilitam uma atuação mais abrangente no mercado e, os cursos de Licenciatura são para quem deseja lecionar. 


 


Mas, além disso, existem outras diferenças? Depois de tudo que já falamos, parece óbvio dizer que quem opta pelo Bacharelado recebe no Diploma o título de bacharel, enquanto quem faz Licenciatura recebe o título de licenciado. Ademais, quem faz Bacharelado também pode dar aulas, caso escolha seguir carreira acadêmica. Ou seja, o bacharel pode fazer uma Pós-Graduação stricto sensu, e dessa forma, pode dar aulas universitárias. Diferente do licenciado que tem como público-alvo a educação do ensino fundamental e médio. Com uma exceção, o graduado em Pedagogia também recebe o título de licenciado, no entanto este leciona para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental — do primeiro ao quinto ano.


 


Faça uma Pós-Graduação


Apesar disso, vale destacar que tanto bacharéis quanto tecnólogos podem fazer Pós-Graduação. No caso de um licenciado em Pedagogia, por exemplo, uma Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar abre portas, inclusive, para áreas administrativas do ambiente escolar.


 


Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física?


Para ficar claro a diferença entre esses tipos de Graduação, vale um exemplo. O curso de Educação Física é ofertado tanto Bacharelado quanto Licenciatura. No caso das graduações da Faculdade UniBF, a partir do Módulo V, as disciplinas dos dois cursos começam a ficar diferentes. Enquanto o Bacharelado em Educação Física foca em Atividades de Academia e Treinamento Desportivo, o foco da Licenciatura é outro. O aluno em busca do título de licenciado atenta-se, por exemplo, à Educação Inclusiva, Avaliação Escolar, Problemas de Aprendizagem, ou seja, em disciplinas que vão desenvolver sua didática e noções do sistema educacional.


 


Todavia, a base de ambos os cursos são as mesmas. No entanto, com o avanço do aluno na Graduação, as disciplinas vão afunilando em vista da prática profissional. Dessa forma, o bacharel em Educação Física é preparado para atuar em diferentes frentes no mercado, como preparador físico ou em academias. Já o licenciado recebe toda a base teórica e prática para atuar em sala de aula. 


 


O bacharel é mais completo que a licenciatura?


Se ainda resta essa dúvida para você, tudo bem. Como ressaltamos, não se trata de um curso ser mais completo que o outro. Acima de tudo, o que importa mesmo é em qual área você se vê. Pois na Graduação tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, você terá toda base teórica e prática para atuar no mercado. De acordo, é claro, com o segmento que você escolheu: em empresa, empreendimento próprio ou no setor público, como podem optar os bacharéis. Ou então em sala de aula de uma escola pública ou privada, a depender da escolha do licenciado. Portanto, o curso mais completo é aquele que te levará a alcançar seus objetivos profissionais. Por isso, essa resposta é com você!


 


Qual é a diferença entre licenciatura, graduação e tecnólogo?


 


Você sentiu alguma estranheza nessa pergunta?! Pois é… muita gente pode até se confundir, mas Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo são todos cursos de Graduação. Logo, ao final de cada um desses cursos, você receberá o seu Diploma com o título correspondente: Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo. Já discorremos o suficiente sobre Bacharelado e Licenciatura, mas o que é Tecnólogo? Sendo também um curso de ensino superior, os cursos Tecnólogos tendem a ter duração mais curta. Em suma, a base curricular desses cursos é focada majoritariamente na prática profissional. Desse modo, é ideal para profissionais que desejam atuar no mercado de trabalho ainda mais rápido.